quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Reflexões da Profetriz

Na realidade quero falar de ser atriz e professora ou professora e atriz...

Tornei-me e me torno professora a cada dia que passa, claro ser atriz foi o que me impulsionou a procurar oficinas de teatro, tinha algo em mim, quando adolescente que necessitava se expressar, queria os "palcos"(não necessariamente o convencional, que na realidade é o que eu não gosto, aquele palco frio que distancia). Talvez tenha procurado a licenciatura porque ator tem a necessidade de aparecer, já o professor aparece, mas de outras formas...

Começo a perceber que o professor em teatro é aquele que cuida, indica, que não aparece na cena, e sim faz ela acontecer, provoca, analisa... Às vezes não tem as respostas, mas enfia a cara nos livros em busca delas, está certo nem sempre as encontra, mas fica ali as processando em sua mente docente. O professor incentiva, improvisa, ri compulsoriamente ao se defronta com o inusitado criado, é aquele que sabe que o grito não exerce efeito no artístico. Sabe que mostrar como se faz dificilmente surte efeito na criação. Está ali para provocar e não para dizer o como fazer, o potencial, na minha opinião não será despertado com o ator-professor que vai lá e mostra, isso seria fazer o aluno imitar. Ao contrario de ajudá-lo a criar, não quero que ele faça do meu jeito, mas sim descubro o jeito e a verdade dele. E nesta prática diária sei o quanto isso é difícil.

Boal diz que todo ser humano e ator, porque age em seu dia a dia, na família, na escola, no trabalho. Que todos podem se tornar ator se quiserem e isto nada tem a ver com talento, defendia a existência de um teatro popular. E através das suas obras deixou registrados os caminhos possíveis, porque serão sempre mais de um. Entretanto, percebo que ele é mal interpretado, na academia e fora dela, porque ambos nas conseguem perceber que o teatro dele vai para além da discussão, que presa muito pelo artístico. Boal não chegou aonde chegou do nada, ele vivenciou, experienciou e estudou. Palavra chave estudou. Professora e pessoa que sou é nessa palavra que vejo o futuro, sem demagogia, é educação!

Nenhum comentário: